Gostou do artigo? Compartilhe!

Bursite

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A bursa é uma bolsa com quantidade mínima de fluidos que preenche uma área de fricção entre os tecidos, como o tendão e o osso. A função da bursa é de reduzir o atrito entre as partes móveis do corpo humanao, ou seja, nas articulações, de modo a minimizar o desgaste provocado pela sua movimentação. O corpo humano possui bursas em várias articulações, sendo que o número varia bastante, mas a maioria das pessoas tem mais do que 150 bursas em todo o corpo.

As bursas são formadas por células próprias, denominadas de células sinoviais, que secretam um fluido rico em colágeno e proteínas. Este fluido, chamado de fluido sinovial, atua como lubrificante permitindo a movimentação das articulações. Bursite é o nome dado a inflamação da bursa. Esta inflamação pode ser decorrente de várias causas como: sobreuso, trauma, infecção, doenças reumáticas, dentre outras.

Quando uma pessoa tem bursite, ou inflamação da bursa, ela sente dor ao movimento ou pressão do local acometido. É uma condição bastante comum na população, tanto que na maioria das vezes as pessoas tratam-se em casa sem consultar um médico.

Como a bursite pode ser infecciosa ou pode cronificar, é melhor consultar um médico assim que é percebido os sintomas sem que aja melhoras com as medidas analgésicas iniciais usadas no domicílio.

Autor

Dr Mauro Paraiba Cavalcanti

Dr Mauro Paraiba Cavalcanti

Ortopedista e Traumatologista

Especialização em Ortopedia & Traumatologia no(a) escola de saude publica.